quarta-feira, 15 de Maio de 2024  14:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Pão-de-Ló de Ovar

Pão-de-Ló de Ovar

Bata as gemas com os 4 ovos e o açúcar durante cerca de 10 minutos. Junte o sal e a farinha sem bater, misturando com a ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Samuel Úria + Golpes

Samuel Úria + Golpes


dia 23 de Março pelas 22h00/ ano 2011

Teatro Aveirense


Vivemos hoje um momento único no que diz respeito ao surgimento de novos projectos na área da chamada música portuguesa alternativa, uma designação que é cada vez mais ilusória pois muitos destes artistas chegam com sucesso
a uma faixa alargada de público conseguindo uma fortíssima identificação com as novas gerações nacionais.
Nos campos do rock e da pop, e nas múltiplas ligações à música tradicional, nunca foi tanta a abundância criativa como a que se sente agora. O surgimento de editoras independentes associadas aos projectos mais interessantes e o crescente interesse do público e da comunicação social por este fenómeno fazem-nos acreditar que é um movimento que está para ficar e que ainda dará muito ao panorama musical português nas próximas décadas.
Dir-se-ia que estamos agora a entrar numa fase de maior maturidade para a música portuguesa, da mesma forma que aconteceu há décadas atrás com a música britânica ou, posteriormente, com a música francesa. É agora, decididamente, a altura de dar todo o nosso apoio a esta nova geração de músicos nacionais, pela sua entrega, imaginação e entusiasmo.
O ciclo ROQUE BEAT – Nova Música Portuguesa – procura estabelecer um circuito sólido para a divulgação destes novos projectos, contribuindo simultâneamente para a formação de uma identidade comum e criando uma enorme onda de vibração em torno da música nacional.

Samuel Úria
Nascido no decote da nação, entre o Caramulo e a Estrela, Úria traz para os palcos o blues do Delta do Dão. De lenda rural para lenda urbana, tudo está certo: meio homem meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole.
Em digressão anda o disco “Nem Lhe Tocava”, e vai ainda o melhor amigo do homem: a banda.
Um concerto de Samuel Úria é um concerto naturalmente especial. Não poder ir é contra-ordenação. Não querer ir é crime.
"A mais impressionante estreia dos últimos 10 anos" in Time Out (5 estrelas)
"Acerta sempre" in Público (4 estrelas)
"Língua em estado de graça" in Expresso (4 estrelas)
"Tiro certeiro na fuga à normalidade" in Blitz (4 estrelas)

Os Golpes
Os Golpes são uma espécie de aldeia de xisto onde não faltam arranhacéus. Sabem de cor os engarrafamentos na hora de ponta e o passo arrastado do velho pároco nas procissões da vila. O fervilhar do “Roque Português” de tempos idos está lá todo. Mas desenganem-se os profetas da desgraça, do terrorismo-revivalismo, do rebanho de antanho: Os Golpes não são do passado. A grande ironia geográfica deste país hipnotiza-nos com a sua cauda. Os Golpes estão noutra ponta: a garraiar os cornos do porvir.
O seu primeiro disco de longa duração, Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco foi lançado em 2009 e recebeu críticas entusiasmantes, para além de figurar na maioria das listas de melhores discos e canções do mesmo ano.
Agora, em 2010, com o objectivo de marcar o intervalo entre o primeiro disco e o que se seguirá, a banda entendeu que deveria registar as canções que foi criando entretanto. Lembraram-se, assim, do "G", um Meio Disco exclusivo e numerado e desafiaram o Rui Pregal da Cunha (antigo Herói do Mar) para participar na canção Vá Lá Senhora, single que tem estado a rodar diariamente em várias rádios.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®